Conceito de População Rural

populacao-ruralO conceito de população rural é aplicado a todos os tipos de população localizados em zonas não urbanizadas que se dedicam à produção primária, seja de produtos agrícolas como de produtos pecuários. As populações rurais foram tanto na Antiguidade como na Idade Média os centros mais importantes de concentração populacional, poder e importância que foram perdendo a partir do crescimento das cidades e centros urbanos desde o século XV até a atualidade.

As populações rurais estão ligadas de maneira mais direta a um estilo de vida relacionado com a natureza e, além disso, com estruturas de pensamento ou de organização social que muitos consideram primitivos, mas que podemos designar como mais estruturados e tradicionais.

As populações rurais costumam ser pequenos aglomerados de populações cuja atividade econômica principal é a produção de matéria prima tanto agrícola como pecuária. Elas também costumam contar com um estilo de vida mais natural e muito mais afastado dos elementos que caracterizam a vida moderna como tecnologia, meios de comunicação, etc. Em muitos casos, as populações rurais demonstram também estruturas de pensamento muito mais tradicionais, ligadas de grande modo à religião, supertição, à importância da família, do folclore tipo típico de cada zona, etc.

Em geral, devido ao estilo de vida que levam, as populações rurais costumam demonstrar melhor qualidade de vida no que se diz respeito a fenômenos como estresse, mas que podem apresentar maior exposição a doenças, cujo tratamento na cidade se encontra controlado. Geralmente, todos os países contam com regiões mais rurais do que urbanizadas. Entretanto, isto pode variar em proporção, pois alguns países demonstram ainda uma maior quantidade de povoados e comunidades rurais e poucos centros urbanos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados População Rural