Conceito » População

Conceito de População




PopulaçãoPodemos denominar como população a soma de pessoas que se contam dentro de uma cidade, povoado, estado, país ou qualquer outro tipo de área demográfica e que possuem, em muitos casos características que podem ser comum em todos.

A população se distribui de uma maneira muito irregular em todas as partes do planeta que são diretamente influenciadas por vários tipos de condições como o clima, os recursos, a forma ocupacional de um território; por exemplo não podemos comparar em tipo uma população rural com a população de uma grande metrópole, a população de uma área remota da Ásia como pode ser o Tibet com a população de uma grande cidade como São Paulo.

Essas distintas características se forjam ao longo do tempo e de acordo como se planeja de alguma forma uma localidade devido a sua localização ou seus recursos naturais ou suas vias de acesso. A densidade de uma população é o vínculo que existe entre a quantidade numérica de habitantes de um determinado lugar e também da superfície de que dispõe..

Podemos também classificar a população em vários tipos onde existe população de direito, população de fato, população flutuante, população transitória, etc. Para termos uma ideia gráfica de população e a variedade dela, basta que observemos uma rua comercial de uma grande cidade, todas essas pessoas que passam por aí ao longo do dia, são exemplos demostrados graficamente dos tipos de população que povoam um lugar qualquer. Se pode pensar nesse exemplo como um exemplo gráfico para demostrar os tipos de população.

O estudo sobre população em condições estadísticas se faz por meio de fontes em quase sua maioria, de forma indireta, ou seja, recontos de densidade demográfica, sensos, projeções de dados que são confiáveis, como na maioria dos casos de contagem de população. Se usam alguns padrões predefinidos para que se possa alcançar um número fiável e que possa ser aceito como correto.

Nos dias atuais todos os estudos sobre qualquer tipo de população são feitos com base em dados fiáveis e calculados para conseguir um resultado no qual se possa confiar. Profissionais do ramo saem a campo e realizam estudos predefinidos e normalmente se consegue resultados ótimos com relação a população.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)