Conceito de Ponderação

PonderacaoEm um discurso pessoal, ou seja, em uma conversa cotidiana, as palavras são transmitidas ininterruptamente com silêncios intercalados. Entretanto, em uma conversa qualquer, em uma exposição ao público, em uma entrevista de trabalho ou em qualquer tipo de contexto, as palavras são diferentes e não tem a mesma importância. Isto é, existem partes de uma conversa que tem um peso maior, um significado mais profundo. Essas partes do discurso são aquelas que mostram a atitude de uma pessoa em saber ponderar sua mensagem, ou seja, pensam de forma reflexiva para encontrar as melhores palavras e transmitir a mensagem adequada.

No contexto de uma empresa, por exemplo, o líder pondera aquilo que tem a dizer, porque é consciente de que seu papel é fundamental para a equipe onde reforça a motivação do grupo de trabalho e atua como uma referência para os demais. Ponderar é a ação de uma pessoa em dar mais ênfase em certas palavras do que em outras e assim orientar a atenção dos seus interlocutores.

Um pai, como educador e referência para seus filhos, também pode ponderar aquilo que vai dizer a seus filhos em muitos momentos.

Existem várias formas de dar ênfase em uma parte de um discurso, por exemplo, enfatizar o tom de voz. No caso de um discurso escrito é possível remarcar certas frases em negrito. A ponderação mostra um bom domínio da retórica, uma vez que não é importante apenas ter um vocabulário rico e sim saber usá-lo de maneira eficaz. Do ponto de vista filosófico, os sofistas foram os grandes mestres da retórica.

Ponderar também significa fazer um balanço de determinada situação, fazer uma análise para avaliar as possíveis consequências. A partir de outro ponto de vista, ponderar significa elogiar extremamente outra pessoa. Por exemplo, no contexto social atual, existe um padrão de beleza muito exigente com as mulheres, vale destacar que se pondera a eterna juventude como valor de extrema importância e que a magreza está associada à verdadeira beleza. Além disso, estes valores também estão vinculados ao êxito e à felicidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ponderação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ponderacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ponderação