Conceito de Poesia Contemporânea

Poesia-ContemporaneaA poesia contemporânea é uma expressão artística que começa a destacar-se a partir da segunda metade do século passado, uma vez que conseguiu a "independência" da chamada literatura pós-guerra que imperava até aquele momento com o surgimento de uma nova camada de poetas cujos estilos marcavam certamente uma enorme diferença em termos de seus antecessores.

A poesia contemporânea dá grande atenção à forma, fato que claramente sua antecessora havia deixado de lado. E outra característica muito própria desta nova poesia é o claro interesse que demonstra nos recentes fenômenos de massas como os quadrinhos, o cinema, a música pop, entre outros.

O primeiro grande passo neste sentido é dado pelo escritor e crítico literário Josep Maria Castellet, que além de fundar e presidir a Associação de Escritores de Língua Catalã teve uma destacada tarefa na codificação deste novo tipo de poesia que se apresentou no mundo. Inclusive esta atividade foi reconhecida com vários prêmios, entre elas: o Prêmio Josep Pla, o Prêmio George Cross, a Medalha de Ouro da Generalidade da Catalunha, entre outros.

Em sua antologia, nove poetas espanhóis novos causaram grande repercussão no meio de maneira quase instantânea porque apresentaram uma enorme polêmica em relação a duas questões básicas, o critério de seleção e a maneira de compreender a poesia dos poetas que haviam sido selecionados.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Poesia Contemporânea