Conceito » Pneumonia

Conceito de Pneumonia




PneumoniaA pneumonia é uma doença do tipo infecciosa e inflamatória que se desencadeia com a infecção nos espaços alveolares dos pulmões. A doença pode atacar um lóbulo pulmonar inteiro ou uma parte dele. Os alvéolos estão próximos dos brônquios e o tecido intersticial. A principal manifestação da doença gerada no tecido dos pulmões é avermelhamento, inchaço e a dor intensa.

A medicina distingue dois tipos de pneumonia, a pneumonia contagiosa, esta será tratada pelo médico da família do paciente que sofre sem ser internado no hospital, e por outro lado, encontramos a pneumonia hospitalar que é aquela que é comumente adquirida pelos pacientes que foram internados no hospital por outras causas ou doenças, depois de 48 horas.

A pneumonia é uma doença relativamente grave, da qual em caso de não ser diagnosticada a tempo pode levar a óbito, especialmente em idosos e imunodependentes (portadores de HIV, câncer de pulmão, leucemia, entre outros).

Existem diferentes causas ou fatores que geram, entre eles se destacam uma infinidade de bactérias como o Pneumococo, por fazer parte dos mais diferentes vírus e fungos.

Entretanto, dos sinais que detalhamos a seguir será necessário consultar um médico, pois existem maiores probabilidades de diagnosticar a doença. Seguida de gripe, catarro comum, febre alta por mais de três dias, aumento da frequência respiratória, afundamento das costelas, abertura das narinas, chiado no peito ao respirar, taquicardia, pressão baixa, falta de ânimo, tosse intensa, pele fria (estas três últimas, especialmente em crianças).

Um antibiótico oral, repouso e ingestão de líquido são os cuidados que os médicos recomendam para superar a doença, embora, em casos mais complicados, tais como em idosos e crianças, o que se recomenda geralmente é a internação para dar ao enfermo um cuidado individualizado.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)