Conceito de Plug and Play

Plug-and-PlayPlug and play é uma das expressões da língua inglesa muito usada na informática que significa “ligar e usar”. Nos primórdios da informática, instalar novos dispositivos era uma tarefa muito difícil de ser realizada.

Hoje em dia, por exemplo, compramos uma placa de expansão para nosso computador, seja uma placa de vídeo extra para jogos, um potente captador de vídeo, um sintonizador de TV, entre outros, colocamos dentro do PC no local correspondente e o computador atribui automaticamente o “canal” indicado para não interferir os dados de outros dispositivos que estão no PC. É como se atribuísse uma longa pista dentro computador para poder circular. Uma vez colocado o dispositivo no computador, seu fabricante proporciona um driver para que o funcionamento da placa de vídeo, por exemplo, possa render com toda potência.

Este padrão não deve ser confundido com outro chamado “hot plug” ou “troca a quente” que se refere à colocação de um dispositivo enquanto o computador está ligado.

O plug and play é um padrão criado devido à necessidade de oferecer ao público e aos usuários de computadores, dispositivos que não precisassem de configuração extra através de jumpers (pequenos interruptores situados na placa-mãe do computador). Com o play and play evitou-se as configurações feitas por especialistas e em longo prazo proporcionou a venda de dispositivos para serem incorporados no computador.

Nada mais do que colocar um dispositivo no PC quando estiver desligado. Ele é reconhecido quando ligado porque o dispositivo é plug and play.

Voltando um pouco na história, o bus ISA (Industry Standard Architecture) foi o primeiro a oferecer uma placa de expansão que pudesse ser simplesmente colocada e usada. Este sistema de colocação de placas ainda exige configurações, entretanto, há placas no mercado que proporcionavam plug and play em suas vendas ou embalagens, e isso fez com que atraísse muita gente que não tinha muita ideia de informática, mas que queria potencializar seu computador.

Muitos padrões ISA apareceram até que a tecnologia fez desaparecer por completo os recursos manuais do computador. Surgiram padrões de segurança como o PCI (Peripheral Component Interconnect) que acabou definitivamente com a configuração manual e fez com que o plug and play ficasse para sempre. Hoje em dia não se escutar falar em outro dispositivo de PC que não seja o plug and play.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Plug and Play