Conceito de Planos

PlanosQuando se fala de um plano, se refere à superfície geométrica que não possui volume (isto é, que é apenas bidimensional) e que possui um número infinito de retas e pontos que cruzam de um lado para o outro. Entretanto, quando o termo é utilizado no plural, se refere ao material elaborado como uma representação gráfica de superfícies de diferentes tipos. Os planos são especialmente utilizados na engenharia, na arquitetura e no designer, pois servem para diagramar em uma superfície plana outras superfícies que são regularmente tridimensionais.

Já quando se fala de planos no sentido plural, se refere a essas formas de diagramar em uma superfície bidimensional (geralmente em papel, embora também se realize em suportes informáticos) diferentes tipos de estruturas tridimensionais. Neste sentido, os planos arquitetônicos ou de inteligência passam a transformar-se em uma espécie de cartografia que tem como objetivo colocar de maneira gráfica a organização e disposição dos elementos que compõem a estrutura para facilitar sua compreensão.

Diferentemente do que acontece com a cartografia de mapas, o plano de engenharia, designer ou arquitetura não exige um sistema de projeto superior como acontece com os mapas, pois estes costumam realizar-se sobre espaços relativamente pequenos ou delimitados. Ao mesmo tempo, não necessita ser sempre uma representação exata do que se observa, mas sim uma diagramação de seus elementos mais importantes, sua localização e as conexões que possam existir entre uns e outros. Em muitos casos, os planos de designer podem ser criações pessoais do artista e não basear-se na recreação de um espaço já existente.

Os planos como representação gráfica também podem ser planos urbanos, buscando neste caso diagramar os diferentes espaços de uma cidade ou comunidade. Isto é especialmente utilizado pelo turismo, como também pelo planejamento urbano e colocado em prática em obras públicas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Planos. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/planos >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Planos