Conceito de Plano cartesiano

Plano-cartesianoNa matemática, o plano cartesiano é um sistema de referências formado por duas retas numéricas, uma horizontal e outra vertical que cruzam um determinado ponto. A horizontal é chamada de eixo das abscissas ou eixo x e a vertical como eixo das coordenadas ou eixo y, no entanto, o ponto em que se cruzam é chamado de origem. A principal função deste plano é descrever a posição dos pontos, os quais são representados por suas coordenadas ou pares ordenados. As coordenadas são formadas quando se associa um valor do eixo x e outro do eixo y.

No entanto, para localizar os pontos no plano cartesiano se deve levar em conta o seguinte: para localizar as abscissas ou valor do x as unidades correspondentes são positivas quando contadas na direção direita; e negativas quando estão na direção esquerda, partindo do ponto de origem que é o O. Então, a partir do valor x as unidades correspondentes são contadas para cima em caso de ser positivas e para baixo em caso de ser negativas, desta maneira se localiza qualquer ponto, dada as coordenadas.

Vamos supor que a distância que separa o lugar onde estamos até o lugar que queremos ir fique a quatro quadras ao norte e seis ao oeste, ela pode ser representada através do plano cartesiano, tomando como origem o plano que nos encontramos.

A origem da denominação de plano cartesiano se deve ao reconhecido matemático e filósofo francês do século XVII René Descartes, por promover a necessidade de tomar um ponto de partida sobre o qual construiu todo seu conhecimento.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Plano cartesiano. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/plano-cartesiano >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Plano cartesiano