Conceito » Planejamento

Conceito de Planejamento




PlanejamentoPlanejamento pode ter perfeitamente um bom número de definições e de conceitos, depende de onde se olhe, porem vamos ficar com os seguintes:
Planejamento é uma base de gestão de funções que implica a formulação de um ou vários planos detalhados para conseguir um perfeito equilíbrio entre o que se quer e o que se pede, ou seja, equilíbrio entre as necessidades e as demandas com os recursos de que se dispõe.

Planejamento é precisamente um processo que identifica as metas e os objetivos que se quer alcançar. O Planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe; organizar os meios pelos quais se quer conseguir um objetivo; planejamento dirige e controla todos os passos na sequencia apropriada.

Planejamento também se define o controle da elaboração de um processo através de regulamentos e regras devidamente organizados para se conseguir um fim. Sem planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos ou terminar um projeto serio que envolve muitos passos que tem que ser detalhados, com planejamento prévio, o que dá um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja coroado com sucesso.

Quando se usa o planejamento, quando realmente se envolvam esse processo na produção de um produto, temos que saber que deve funcionar exatamente como foi planejado e organizado dentro processo que envolve o mesmo. Quando se planeja, deve-se ter paciência e tranquilidade para poder executar todos os passos do processo e não inventar coisas que fujam do processo ou que não forma parte do planejamento. Se deve planejar antes sobre papel; relacionar tudo o que se quer fazer de antemão, quando e como se vai realizar cada passo. Não improvisar e antecipar todas as probabilidades que podem gerar o planejamento.

Se usarmos o planejamento nesses termos, as possibilidades de que um projeto funcione são, sinceramente, de uma grande porcentagem. Se usamos conscientemente o sentido mais amplo desse termo e aplicamos na hora de realizar um projeto e finaliza-lo, nossas oportunidades de êxito crescem sobremaneira e nos dão a segurança de que as coisas só poderão sair da melhor maneira possível. Um bom começo, um bom meio e um ótimo final.

>> Próximo - Que Conceito >>