Conceito de Piromania

PiromaniaO comportamento humano está baseado na realização do bem. A partir deste ponto de vista, uma pessoa madura e responsável de seus próprios atos tem a capacidade de diferenciar o certo do errado, ou então, o bem do mal, em termos éticos. Entretanto, a mente humana é tão complexa que uma pessoa pode cometer certos atos sem uma explicação comum. E identificar esse distúrbio é fundamental para entender tal atitude.

Assim ocorre, por exemplo, com a piromania, um distúrbio de comportamento ou de doença psicológica. A pessoa que sofre com esse tipo de distúrbio apresenta graves dificuldades em dominar seus impulsos, uma vez que o sujeito se sente dominado por essas forças instintivas. A pessoa que sofre de piromania recebe o nome de piromaníaco, como o próprio termo indica, e esse transtorno se refere ao interesse em produzir e observar o fogo.

Especificamente, um exemplo prático dessa conduta, é próprio da atitude premeditada de um piromaníaco em provocar um incêndio em determinado local. Essa ação é extremamente inadmissível por suas consequências negativas que traz à natureza e a outros bens materiais, entretanto, o piromaníaco experimenta uma sensação de liberdade e prazer em provocar um incêndio e observá-lo. Algo que vai contra os princípios da lógica comum.

Apesar disso, a piromania é uma doença mental e, portanto, são os profissionais da psicologia e da psiquiatria os encarregados em estabelecer o melhor diagnóstico para o paciente com o objetivo de determinar o tratamento do caso. Não se deve estabelecer uma relação de causa e efeito entre a piromania e a atitude daqueles que, por exemplo, queimam uma floresta. Nem todos os casos obedecem a esse transtorno. O piromaníaco mostra forte tendência em queimar espaços abertos e áreas verdes.

Em termos psicológicos, vale ressaltar, quanto antes diagnosticar esse transtorno, melhor será a eficácia no seu tratamento, do contrário, o problema pode agravar. Por outro lado, é importante precisar que os piromaníacos também podem ter sentimento de culpa por suas ações, daí em certas ocasiões, eles costumam avisar de forma anônima o incêndio que provocaram com o intuito de apagar o fogo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Piromania. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/piromania >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Piromania