Conceito de Pintura

Dependendo do uso que se dá, a palavra pintura pode se referir a diversas questões. A expressão de conceitos a partir da combinação de desenho e cores sobre uma superfície se denomina pintura ou pintura artística, já que implica a arte da representação gráfica empregando pigmentos misturados com outras substâncias orgânicas ou sintéticas, como mencionamos. Neste tipo de representação artística se usam técnicas de pintura, conhecimentos de teoria de cor, de composição pictórica e de desenho.

Basicamente, a arte consiste em aplicar em una determinada superfície como: papel, tela, muro, madeira, tecido, entre outros, uma técnica para conseguir como resultado uma composição de formas, cores, texturas e desenhos, ou seja, uma obra de arte, com seus próprios e singulares princípios estéticos.

A pintura, junto com a arquitetura, a escultura, a dança, a música e a literatura são uma das seis belas artes e também uma das expressões mais antigas do ser humano. Ao longo de toda a historia da pintura temos visto desfilar os mais esquisitos artistas, os quais, com sua disposições naturais, deram lugar a magníficas obras de arte, entre elas se destacam: Michelangelo, Rembrandt, Leonardo Da Vinci y Vincent Van Gogh, entre outros.

Por outro lado, a palavra pintura permite designar o material a partir do qual se recobre uma superfície. Trata-se especialmente de um fluido que se aplica sobre a superfície em questão em finas camadas; uma vez que a mesma esteja seca se transforma em uma película sólida que recobre a superfície na qual se aplicou.

Existem diversos tipos de pinturas, como ser: vernizes, esmaltes, seladores, laquê, etc., enquanto isso, a utilidade estará estreitamente ligada à superfície na qual se planeja aplicar a pintura. Ao mesmo tempo, a pintura se encontra formada por diferentes compostos tais como os pigmentos, solventes, aglutinantes e plastificantes.

Assim mesmo, denominamos pintura à tela, lâmina ou tabela na qual se encontra algo pintado.

E outro uso muito popular do termo nos permite denominar os produtos cosméticos que geralmente empregamos às mulheres para dar-lhes um aspecto mais estético tanto ao cabelo como para o rosto e para o corpo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Pintura. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/pintura >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Pintura