Conceito de Piedade

PiedadeNo campo religioso a palavra piedade tem uma presença especial e importante, pois através dela se refere o fervor e a fé religiosa que os crentes e fiéis pertencentes a uma determinada religião se manifestam em relação às figuras, símbolos, considerados como elementos da religião que cultivam.

No Cristianismo, mais especificamente em seu livro sagrado, a Bíblia, encontramos com duas concepções diferentes do termo piedade; no Antigo Testamento, este termo está vinculado com a misericórdia, onde é comum encontrarmos com a frase: "tem piedade de mim oh Deus", no entanto, no Novo Testamento, a palavra piedade significa ideias de temor a Deus, de obediência a seus mandamentos e à vida religiosa, e as pessoas que levavam uma vida religiosa comprometida eram chamadas de piedosas.

Por outro lado, na linguagem cotidiana empregamos a palavra piedade para denominar a compaixão que se pode sentir de alguém ou de um grupo. Peço, por favor, que tenha um pouco de piedade de mim, acabo de sofrer uma tremenda perda e você está gritando comigo. Laura pediu a policia que tenha piedade dela e que quando ela se recuperar do choque que sofreu no assalto promete depor.

E outro uso extremamente popular que apresenta a palavra piedade é para referir na pintura ou na escultura a representação da Virgem Maria enquanto segura o corpo de seu filho na cruz. Uma das representações mais emblemáticas desta cena é aquela realizada pelo artista plástico do Renascimento Miguel Ángel.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Piedade. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/piedade >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Piedade