Conceito de Picking

PickingNa logística, o pincking é uma atividade essencial para o êxito do processo de distribuição que consiste a partir de uma lista de pedidos de artigos ou produtos para chegar a uma determinada empresa ou companhia, atendendo o local de depósito correspondente e assim responder satisfatoriamente a sua entrega aos clientes.

Se o picking não existisse seria muito difícil que as grandes lojas de departamento e os supermercados pudessem preparar os pedidos de forma adequada. Quando o picking se desenvolve de maneira eficaz otimiza a produtividade da empresa e do seu processo de distribuição ou logístico.

O picking consiste em retirar os produtos agrupados em uma caixa, ou então, coletar essas caixas onde estão reunidos os produtos dentro de um container.

No entanto, para realizar este processo é indispensável contar com profissionais preparados e também com máquinas ou aparelhos especiais para transportar de forma simples e rápida à área de depósito, e claro, que a localização dos produtos por unidade ou as caixas estejam agrupadas de acordo.

Assim, para cumprir com essa missão, o processo de picking tem incorporado diversos elementos e tecnologias. Por exemplo, em cada posição há uma espécie de lâmpada que tem como objetivo informar a quantidade de unidades que deve ser removida e ao mesmo tempo informar o momento do processo; também costuma-se utilizar scanners e leitores com códigos de barra para realizar o procedimento de forma mais simples.

Em todo este movimento, o funcionário responsável por esta tarefa possui um comunicador de ouvido que guia todas as suas ações, e claro, torna cada vez mais produtivo e preciso seu procedimento.

Como visto anteriormente, o picking é um processo que precisa de uma automatização rigorosa para poder ter melhores êxitos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Picking. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/picking >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Picking