Conceito » Pesquisa

Conceito de Pesquisa




A pesquisa é a busca de uma informação da qual não se tem nenhum conhecimento ou cujo conhecimento é limitado gerando assim duvidas em quem o tem e seu objetivo é averiguação das informações disponíveis sobre o tema da pesquisa a fim de se gerar uma nova informação que é agregada como conhecimento sobre o tema.

Em outras palavras a pesquisa é a meio utilizado de se obter uma determinada informação seja esta vinda do interesse de um individuo como pessoa ou de um grupo ou comunidade especifico. Sendo assim existem distintos tipos pesquisa que basicamente são classificadas por seu objetivo, podendo ser este objetivo direto ou indireto.

Nas pesquisas diretas temos as pesquisas de campo que são geralmente estatísticas resultado de dados obtidos a partir a avaliação das opiniões de um grupo de pessoas. Essas pesquisas podem ter um caráter qualitativo, onde sua base exploratória estimula o livre pensamento ou um caráter quantitativo onde as opções de respostas são sugeridas através de um questionário e normalmente são utilizadas para avaliar a opinião ou atitudes explicitas. O objetivo das pesquisas de campo é traçar um perfil sobre um determinado produto ou sobre uma pessoa (muito comum nas campanhas políticas) para que a partir disso possam-se desenhar estratégias de marketing.

Outro tipo de pesquisa direta são as pesquisas laboratoriais que ao contrario do que o nome sugere não são sempre realizadas em um laboratório, mesmo esse sendo um dos ambientes mais comuns para o desenvolvimento da mesma, especialmente no campo experimental. As pesquisas laboratoriais se caracterizam por pesquisas desenvolvidas em ambientes controlados e utilizando uma metodologia pré-determinada do começo ao fim. È importante dizer que muitas das pesquisas experimentais no campo acadêmico são baseadas nas pesquisas bibliográficas um campo da pesquisa indireta.

As pesquisas indiretas são compostas por pesquisas acadêmicas, ou seja, pesquisas realizadas em centros de estudos com base nas informações contidas nas bases bibliográficas editadas por lugares especializados. Estas pesquisas podem ser desde um trabalho para uma matéria, ate uma monografia ou mesmo uma iniciação cientifica.

Também temos no campo indireto as pesquisas documentais que nada mais é do que a busca de informações em documentos de caráter extra-oficial como cartas, diários, mapas ou oficiais como registros públicos, contratos e através disso construir uma nova informação.

E por ultimo, e podemos dizer uma das formas de pesquisa mais comuns da atualidade temos a pesquisa virtual. Esta é realizada através de um dispositivo com acesso a internet onde através de ferramentas de busca (como o Google) é realizada a pesquisa de informações sobre pessoas, restaurantes, teatros, endereços, mapas, fotos, etc., ou seja, qualquer coisa onde a curiosidade ou a necessidade leva uma pessoa exatamente como você fez agora ao buscar o conceito e pesquisa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)