Conceito de Perturbação

PerturbacaoAlgo pode perturbar de forma evidente assim que altera o humor. Por exemplo, uma preocupação, um imprevisto de última hora na agenda, uma má notícia, uma incerteza, um medo, os problemas de casal, as discussões interpessoais, as dificuldades econômicas, entre outras, são elementos que perturbam o ânimo de uma pessoa, ou seja, causam intranquilidade, insegurança, mal-estar, medo, angústia, etc.

Tudo aquilo que causa perturbação vem acompanhado de uma série de sensações negativas que quebram o equilíbrio interior do bem-estar emocional. Causa uma mudança brusca no mundo interior podendo passar de tranquilidade para preocupação em questão de um fato imprevisível, por exemplo, uma chamada de telefone inesperada, ou inclusive, uma intuição interior.

Existem pessoas que podem ter maior facilidade por sentir perturbação. Por exemplo, as pessoas que tem uma vida rotineira e monótona se perturbam facilmente diante de qualquer coisa que lhe cause insatisfação e incômodo. Em compensação, as pessoas com estilo de vida que enfrentam constantes mudanças, por exemplo, que viajam muito por questões de trabalho, tem menos tendência à perturbação porque treinam sua capacidade de adaptação à mudança de forma bem efetiva.

Quando uma pessoa está perturbada por um assunto significa que está preocupada por algo e inclusive obsecada ao ponto de não pensar com tranquilidade, pois há algo que lhe rouba a paz. Quando uma pessoa sente grande perturbação é aconselhável que ela converse com alguém sobre o assunto que lhe aflige, pois a palavra é terapêutica e todo mal-estar se ameniza através do valor da palavra.

Quando algo lhe perturbar, faça as seguintes perguntas para tentar suavizar a perturbação: O que posso fazer para superar este mal-estar? Está em minhas mãos solucionar este problema? No caso da solução do problema não depender de você, então esqueça. Existe uma grande diferença entre preocupar-se por algo e tratar deste assunto.

A saúde não só remete ao plano físico, como também ao campo emocional. Existem casos de pessoas que por questão de saúde, devem proteger-se de qualquer tipo de perturbação e por recomendação médica recebem o conselho de não alterar-se. As emoções têm influência sobre o organismo e assim convém cultivar bons sentimentos internos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Perturbação