Conceito de Pertence

PertenceO termo pertence é aquele que se refere à ação de pertencer, de formar parte ou de ser possuído por alguém. O verbo pertencer significa em si ao mesmo tempo integrar algo ou ser parte de algo, assim como também ser posse de outro, ou seja, corresponder a suas ordens ou mando. Entretanto, o termo pertence está normalmente relacionado com a ideia de sentir-se parte de algo, de algum fenômeno ou circunstância, de algum grupo de pessoas ou de algum espaço.

O pertence aparece geralmente relacionado com a noção de origem e de procedência. Ambas as noções são as que fazem que uma pessoa (ou até um animal) possa sentir-se parte de um grupo de colegas de acordo com sua origem, lugar ou grupo em que nasceu. De qualquer forma, o sentimento de pertence a um lugar, a uma comunidade acontece a partir da convivência diária em um espaço e de compartilhar significados, símbolos, tradições, ações e formas de pensar com todos os demais membros. No caso dos animais, o sentimento de pertence se limita ao rebanho que se pertence. O animal que é abandonado ou menosprezado por seu rebanho é sem dúvida um animal que parte de seu ser.

No caso do ser humano, obviamente, a noção de pertence se torna muito mais complexa e transpassa o sentido do instinto. O ser humano é quem cria seu próprio grupo social e todos os fenômenos sociais, culturais e físicos são os que unem a todos os seus membros e fazem sentir parte desse todo, e não de outro grupo.

O pertence está especialmente ligado na atualidade com ideia de nação, pois esta é a mais clara representante de um grupo social que uma pessoa pode compartilhar um território, o sistema político, a história, a linguagem, as tradições e as diferentes formas de sentir.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Pertence