Conceito de Perspicaz

PerspicazQuando dizemos que uma pessoa é perspicaz significa que ela é inteligente, sábia, talentosa e intuitiva, ou seja, tem capacidade de raciocínio rápido e não deixa nada passar despercebido.

Uma pessoa perspicaz é criativa, divertida e esperta. Existem diferentes graus de conhecimento, alguns mais elaborados e outros mais intuitivos, baseados na experiência pessoal e na sabedoria vital. Pois bem, as pessoas perspicazes apresentam seu conhecimento baseado na intuição. Um conhecimento que não é cem por cento lógico, mas que é válido em muitas ocasiões.

É como uma palpitação especial no coração que indica uma certeza concreta. A intuição explica a situação de algo, embora nem sempre explique o porquê e a causa do assunto. O detetive é uma profissão que o profissional é e precisa ser essencialmente perspicaz.

Existem muitos momentos da rotina diária que não precisam de um valor científico, a não ser de um saber experimental baseado na intuição. Por exemplo, uma mãe que conhece bem seu filho tem a intuição de que algo vai lhe acontecer mesmo que ainda não houve nada.

A intuição também está relacionada com as decisões mais importantes dos casos de amor. Por exemplo, uma pessoa pode sentir a intuição de que está apaixonada pela pessoa certa. Assim acontece também com o namoro (que o tempo dirá se esta intuição está certa).

Há vários tipos de conhecimento e a verdadeira sabedoria significa potencializar esses conhecimentos. Por exemplo, podemos complementar o saber intuitivo de uma pessoa perspicaz com uma formação contínua, com a leitura de livros, pesquisas, experiências, reflexões interiores, além de maior nível de conhecimento e liberdade interior na tomada de decisões.

Uma pessoa perspicaz é aquela que tem uma curiosidade sadia por conhecer a verdade dos fatos. Ela reflete sobre os assuntos e questões em busca de certezas. Procura tirar suas próprias conclusões com bons argumentos e dedica todo o tempo necessário para resolver um problema particular.

Assim, um indivíduo perspicaz é perseverante no conhecimento profundo de uma verdade e na realização de um objetivo. Ele possui boa memória e lembra com facilidade o acontecimento dos fatos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Perspicaz. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/perspicaz >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Perspicaz