Conceito de Perspectiva

PerspectivaA perspectiva é o ponto de vista concreto, particular e subjetivo que uma pessoa tem sobre um assunto em particular. A perspectiva não é fixa e imutável, pois o habitual é que uma pessoa mude de opinião a respeito de certos assuntos ao longo da vida, porque a experiência também modifica a forma de interpretar a realidade. Quando uma pessoa nunca muda nunca de opinião é porque ela é teimosa e valoriza mais a razão do que a verdade.

Sem dúvida, as pessoas humildes são aquelas que procuram informação, contrastam dados, leem com frequência, são observadoras para aprender e assim poder ter uma perspectiva positiva a respeito de um assunto. Uma perspectiva que se ajuste o máximo possível com a verdade. Um mesmo assunto pode ser interpretado através de vários pontos de vista como mostram algumas áreas do conhecimento: história, economia, filosofia, matemática, etc.

A história da filosofia é o exemplo mais claro de como diferentes perspectivas podem acrescentar sabedoria à humanidade, pois pensadores renomados como Heidegger, Sócrates, Kant, Descartes e Heggel são exemplos da reflexão. A atitude de uma pessoa que valoriza realmente a sabedoria é a de quem sabe que na maioria dos casos não existe uma verdade absoluta e sim pontos de vista particulares e concretos. Em cada autor pode-se encontrar razões verdadeiras que lhe ajudem a viver melhor.

Além disso, por exemplo, quando estiver em um diálogo com amigos trocando ideias sobre diferentes pontos de vista, o que importa é que argumente suas perspectivas com razões de peso e que deem valor a suas palavras acima da própria razão. Não queira impor sua verdade a ninguém e dialogue de forma educada e amável.

A perspectiva mostra como dependendo do foco na atenção, pode-se ver uma coisa ou outra de modo totalmente diferente. O importante é enfatizar a perspectiva dos bons fatos, das pessoas do bem e do lado bonito da vida para viver conectado com emoções agradáveis que se transformam em ilusão.

A perspectiva também pode mostrar o efeito que distorce a realidade de quando damos atenção a um ponto de vista em particular, mas que perdemos de vista como a generalidade dos fatos. Por exemplo, quando uma pessoa está apaixonada, sua perspectiva está focada em valorizar as virtudes do outro e não valoriza os defeitos porque não os enxergam nessa fase, embora existam.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Perspectiva