Conceito de Personalização

PersonalizacaoExistem vários tipos de recursos literários que enriquecem do ponto de vista estético um texto literário. Um dos possíveis recursos é a personalização, também conhecida como prosopopeia. Em que consiste a personalização? Este recurso estilístico se refere à atribuição de qualidades simplesmente humanas a um objeto ou animal. Ele é também muito utilizado no contexto da poesia. Em continuidade, vamos dar alguns exemplos claros de personalização como figura literária:

1. “As estrelas nos olhavam do céu e sorriam orgulhosas”, neste caso, as qualidades humanas são atribuídas a seres inanimados com estrelas que olham e sorriem. Desta maneira, é dada humanidade às estrelas com o objetivo de transmitir solenidade e imponência diante da situação.

2. “A estátua parecia falar em meio ao silêncio”, neste caso, é atribuída a capacidade de falar (do ponto de vista metafórico) a uma figura. De certa forma, a personalização representa o próprio ponto de vista humano, assim o mesmo humaniza seu entorno e o vivifica.

Do ponto de vista do marketing, a personalização também tem um significado diferente. Por exemplo, a personalização envolve um sentimento único e exclusivo em cada cliente. Personalizar no contato direto com o cliente melhora a comunicação entre a empresa e os potenciais compradores.

Aliás, hoje em dia, existe também a possibilidade de personalizar um presente como mostra a moda DIY de elaborar pessoalmente uma surpresa para um ente querido. Por exemplo, uma pessoa que é ótima cozinheira pode elaborar uma receita caseira; já uma costureira pode aproveitar e criar um novo tipo de cachecol. Deste modo, personaliza um presente ao colocar sua própria essência e criatividade pessoal.

Do ponto de vista psicológico, a personalização mostra a atitude da pessoa que interpreta o comportamento do outro a partir do seu próprio modo de ser estabelecendo um paralelismo fruto dessa projeção. Personalizar parte da ideia equivocada de que duas pessoas se comportam da mesma maneira diante de uma situação semelhante. O certo é que cada pessoa age de acordo com seus próprios valores, experiências, crenças, formação e expectativas. É importante também não personalizar as atitudes do próximo porque cada ser humano é diferente do outro e assim pode amenizar possíveis frustrações.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Personalização