Conceito de Permissão

A permissão mostra um estilo de educação adotado pelos pais que é pouco positivo do ponto de vista pedagógico. A permissão mostra a atitude de consentimento em excesso às crianças ao levar em contas os seus caprichos e desejos.

Analisando a educação permissiva

A educação permissiva se encontra alheia à importância do cumprimento de certas normas e ao valor dos pais no sentido de cultivar sua autoridade perante os filhos através de uma atitude firme em certos momentos e flexível em outros. Não é que a flexibilidade seja negativa pelos resultados que produz, mas ela pode ser má quando se torna um estilo dominante na comunicação.

As crianças logo descobrem se os seus pais são permissivos ou não, se deixam fazer tudo aquilo que eles querem seja através de manhas, chantagem emocional ou insistência.

Ausência de assertividade

A permissão está vinculada a outras atitudes que diminuem o potencial das crianças: a superproteção. A permissão é a atitude que mostra uma tolerância exagerada em certos casos.

No contexto da educação permissiva é importante o conceito da pedagogia assertiva em saber dizer Não. Vale a pena os pais colocarem limites a seus filhos através da firmeza da palavra “não”. Do contrário, as crianças não tem noção do que é o mundo de verdade e dos obstáculos da vida, assim, apenas quando chegam à adolescência descobrem os limites existentes pelo caminho.

Mimar uma criança em excesso

É apenas desta maneira que percebemos que não foram utilizados os recursos adequados para fazer frente a este tipo de situação. A permissão é negativa às crianças porque as impede de colocar em prática suas habilidades e chantagens emocionais, assim como é frustrante o recebimento de um Não e de não ter seu desejo realizado. A educação permissiva também envolve o mimo em excesso e a atenção dos seus caprichos.

Neste tipo de educação é possível cometer erros pedagógicos. Por exemplo, aplicar um castigo à criança e não cumprir. Deste modo, a criança recebe mensagens contraditórias que não lhe ajudam a diferenciar o certo do errado.

Imagem: iStock, Avid Creative

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Permissão