Conceito de Peritônio

A cavidade abdominal contém diversas vísceras como é o caso do fígado, da vesícula biliar, do estômago, duodeno, baço, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso e apêndice. Todas essas estruturas não estão livres dentro do abdome, se encontram revestidas e sustentadas por uma membrana chamada peritônio.

O peritônio possui duas partes: uma é conhecida como peritônio parietal e reveste completamente a cavidade abdominal; a outra que se separa do abdome para revestir por completo cada uma das vísceras é chamada de peritônio visceral, constituindo cerca de 80% do total da membrana peritoneal. Na realidade, trata-se de uma membrana contínua que reveste todas as estruturas.

Dobras do Peritônio

Uma vez revestido cada órgão, o peritônio regressa à parede do abdome formando uma dobra que ajuda a manter este órgão em sua posição. Estes folhetos recebem o nome de acordo com a forma adotada. São as seguintes:

Epiplon - corresponde a duas dobras do peritônio que se unem a duas vísceras entre si. O epiplon maior é uma dobra que parte do estômago em forma de avental que se une ao intestino grosso, enquanto o epiplon menor une o fígado ao estômago.

Omento - é a dobra do peritônio que une uma víscera à parede abdominal permitindo mobilidade a ela, como é o caso do mesentério que une a parte posterior da cavidade abdominal ao intestino delgado; enquanto o mesocolo faz o mesmo, porém com o intestino grosso.

Ligamentos - são extensões do peritônio que fixam as vísceras à parte inferior do diafragma, especialmente o fígado e o estômago.

O peritônio também possui uma via para realizar a diálise

Em casos de insuficiência renal, os rins se tornam incapazes de realizar sua função de filtro, desta forma, é necessário realizar um tratamento conhecido como diálise. Trata-se de um processo em que o sangue passa por uma máquina para ser filtrado e, posteriormente, essa máquina o devolve para o sistema circulatório.

O peritônio é uma membrana que está diretamente ligada ao sistema circulatório e que tem a propriedade adicional de ser semipermeável, pois permite a passagem de pequenas moléculas através dela. Isso faz com que o peritônio seja uma via alternativa para realizar a diálise através da modalidade conhecida como diálise peritoneal, permitindo assim a eliminação de resíduos e o excesso de líquido no corpo.

Imagem: iStock, fotostorm

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Peritônio