Conceito de Perinatal

PerinatalO temo perinatal é utilizado para referir-se a tudo que ocorre no momento anterior e posterior do nascimento do bebê, desde a 28º semana de gestação até os primeiros depois do parto.

Durante muito tempo, acreditou-se que o sistema nervoso central dos bebês intrauterinos e recém-nascidos era pouco desenvolvido. Nos últimos tempos, algumas investigações perceberam a existência de habilidades especiais e características de sensibilidade durante a gestação e nos primeiros meses de vida do bebê.

Está provado que o bebê ainda no útero apresenta certa percepção do meio interno e externo através dos sabores, odores, sons, vozes e tato. Alem disso, é comum a presença de movimentos, variações da frequência cardíaca e estímulos repetitivos; podendo assim distinguir os velhos dos novos.

É por isso que nos últimos tempos tem mudado a concepção do feto, passando de uma consideração puramente fisiológica para uma mais sensível e com a presença de diferentes capacidades.

Isto não quer dizer que eles sejam iguais aos adultos, pelo fato de seus órgãos ainda estar em formação, são muito frágeis e as excessivas estimulações podem alterar a sua funcionalidade normal.

Por outro lado, de acordo com as indicações da psicóloga perinatal, existem diferenças entre os sexos. Enquanto, as meninas prestam mais atenção nas pessoas, os meninos prestam mais atenção nos objetos. Outra questão abordada é a importância dos primeiros dias e meses de vida do bebê; eles são capazes de distinguir as emoções e gestos das pessoas que o rodeiam, especialmente de sua mãe.

Com o objetivo de detectar problemas neurológicos do feto, foi desenvolvido um método de avaliação funcional do sistema nervoso central. São observados e classificados os típicos dos movimentos fetais através da ultrassonografia nos primeiros meses de vida extrauterina.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Perinatal. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/perinatal >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Perinatal