Conceito de Perigo

PerigoO perigo se refere a qualquer situação, que tanto pode ser uma ação como uma condição, que apresenta o potencial de produzir um dano sobre uma determinada pessoa ou coisa. Este dano pode ser físico e assim produzir alguma lesão física ou uma posterior doença conforme o caso, ou então o dano pode provocar uma ferida em um ambiente, uma propriedade ou em ambos.

Geralmente os perigos como dizíamos na primeira parte da definição do termo são potenciais ou latentes, ou seja, um perigo está em forma potencial ou latente sempre ou à maioria das vezes, embora uma vez que o perigo deixe de ser perigo e se torne uma concreta ameaça, pode provocar ou desencadear uma real situação de emergência.

O perigo pode ser materializado em diferentes modalidades. No latente a situação é potencialmente perigosa, mas ainda quando os objetos, as pessoas, os ambientes ou as propriedades não forem afetados, por exemplo, uma sacada de um edifício que apresenta algumas fragilidades em sua estrutura será um perigo latente.
No perigo potencial ou armado, a situação já está em condições e pronta para afetar às pessoas, bens ou propriedades, e geralmente exige uma avaliação para determinar concretamente as possibilidades de que se converta em uma emergência.

A forma mais comum e efetiva na hora de decretar a plausibilidade de que um perigo provoque danos concretos é atribuir-lhe valores tanto à possibilidade como à seriedade através de uma escala numérica, designado aos mais sérios os maiores valores e assim multiplicar um pela outro a fim de fazer as comparações pertinentes.

Os perigos podem ser causados por uma infinidade de fatores, porém, entre os mais comuns estão os naturais, tais como o desprendimento de uma rocha ou a erupção de um vulcão, os antrópicos que são aqueles causados pelos seres humanos e nesta categoria, podemos incluir aqueles que, por exemplo, surgem nas áreas de construção; e por último, aqueles que estão vinculados à atividade ou trabalho que a pessoa desenvolve, por exemplo, uma pessoa que trabalha como pedreiro em uma construção está mais exposto a uma queda ou a um golpe do que aquele que realiza um trabalho administrativo em um escritório.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Perigo