Conceito de Pergunta Retórica

Pergunta-RetoricaA pergunta é uma questão que se estabelece dentro de uma conversa entre duas pessoas. Ela é uma forma de conseguir informação sobre um assunto específico, buscando a resposta no interlocutor. As perguntas podem ser abertas ou fechadas. As fechadas são aquelas cuja margem de resposta deixa em aberto à possibilidade de sim ou não. Em compensação, as perguntas abertas são aquelas que deixam uma capacidade de resposta maior no outro.

A partir de um nível mais profundo, as perguntam também podem ser avaliadas de acordo com o tom que são realizadas. As perguntas com ironia em sua intenção, isto é, que querem dizer algo mais além do que dizem são consideradas perguntas retóricas. São perguntas que levam implícitas uma segunda intenção e dificultam a comunicação. Fazer uma pergunta retórica a outra pessoa é como dar voltas para não explicar o que de verdade se quer dizer de forma assertiva. As perguntas retóricas podem ser uma forma de ferir os sentimentos de outra pessoa de forma disfarçada, por isso, são relativamente frequentes nas discussões de casais assim que surge um conflito importante.

Do ponto de vista gramatical, as perguntas retóricas são um recurso utilizado no diálogo interpessoal. Geralmente, as perguntas retóricas não procuram uma resposta por si só, o que busca realmente um interlocutor é deixar transparecer seu ponto de vista diante do outro. Esse ponto de vista pode provavelmente esconder certa irritação ou desencanto, situações em que as pessoas recorrem com uma tendência habitual à ironia.

Em uma pergunta retórica existem vários planos de comunicação que não se encaixam como um quebra-cabeça, ou seja, aquilo que se diz em forma de mensagem nem sempre é transmitido como o próprio tom de voz.

Em termos de comunicação é muito importante colocar em prática a comunicação assertiva de expressar um pensamento com liberdade, sem esperar que o outro adivinhe o que se sente. Antes de planejar uma pergunta retórica, é importante pensar no que essa pergunta vai contribuir dentro do contexto da relação com a outra pessoa. Vale lembrar que no plano da comunicação, o caminho reto é o mais efetivo. A ironia que existe por detrás de uma pergunta retórica pode ser pouco oportuna em certos momentos de tensão, por exemplo, em uma briga de casal, uma pergunta retórica pode ser dolorosa.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Pergunta Retórica. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/pergunta-retorica >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Pergunta Retórica