Conceito de Pergunta Capciosa

Pergunta-CapciosaSem dúvida, a área da comunicação é muita complexa. Um processo comunicativo é marcado pelo emissor de uma mensagem e seu receptor que é o destinatário da informação. Dentro de uma comunicação existe um feedback, ou seja, existe uma interação mútua entre duas pessoas que expõem suas subjetividades em comum através da palavra.

A pergunta é uma forma de interação onde o interlocutor deseja obter a informação de um assunto qualquer de forma direta. Existem diferentes tipos de perguntas, a pergunta capciosa é aquela que pode ser considerada uma pergunta armadilha, ou seja, uma pergunta realizada com segundas intenções diferente do simples objetivo de obter uma resposta ou deixar uma pessoa em evidência.

A pergunta capciosa coloca à prova o destinatário a partir do momento que o emissor pretende ir mais além do que a busca de uma informação sobre um assunto específico. Este tipo de pergunta pode fazer com que o destinatário se sinta incômodo de acordo com as intenções do emissor.

Através de uma pergunta capciosa o emissor pretende uma resposta que possa comprometer o receptor de forma direta a respeito de um assunto específico. A pergunta capciosa não é improvisada, espontânea e natural, ela surge de um processo deliberado com segundas intenções, ou seja, busca uma averiguação concreta.

Quando uma pessoa realiza uma pergunta capciosa, a mesma imagina a resposta e coloca o foco da pergunta em um determinado ponto. A pergunta é uma forma de focar uma conversa em um ponto concreto, ou seja, é uma forma de desviar o diálogo de maneira consciente através de uma questão também consciente.

Sem dúvida, as pessoas geralmente cometem o erro de dar respostas por suposição, de tirar suas próprias conclusões de maneira equivocada e antecipada. Mas em outros casos, a pessoa também pode ter uma intuição interior que quer confirmar através de uma pergunta capciosa que coloca o interlocutor em um estado que não pode reagir com indiferença.

Além disso, diante de outro ponto de vista, o termo capcioso também é um adjetivo que mostra algo que é falso, aparente ou enganoso em sua essência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Pergunta Capciosa