Conceito de Performance

PerformancePerformance é um termo próprio do idioma inglês, mas muito utilizado em nossa língua. Surgiu basicamente do verbo inglês “perform” que em português significa desempenhar, atuar.

A Performance consiste em um espetáculo artístico que destaca, por um lado, a improvisação, que domina a representação artística, e por outro lado, a ênfase que atribui a questão estética, ou seja, tanto a imagem como a ação precisa da mesma intensidade e contundência.

A partir deste consenso, a performance consegue atrair aquelas pessoas que são criativas e surpreendentes.

Vale destacar que a origem deste tipo de manifestação artística cultural foi encontrada na vanguarda, no início do século passado, que propunha movimentos futuristas e que rompiam os modelos pré-estabelecidos.

Isto é, representantes dessa tendência mostravam que havia outras maneiras de expressão e assim começaram a utilizar outras formas e mais incomuns. Desta maneira, foram colocados dentro de cenas especiais: acrobatas, mostras de pintura, palhaços, entre outros, que difundiram suas mensagens e romperam claramente com os padrões habituais.

A performance é caracterizada por romper com os padrões estabelecidos, uma vez que é normal haver uma apresentação ou exposição em lugares não convencionais e que não haja nenhum vínculo com a arte, como por exemplo, na rua, no shopping, nas praças, entre outras mais.

Inclusive, muitas vezes, os lugares desconhecidos são mais atraentes para a prática de uma performance.

Atualmente, dentro do cotidiano encontramos diversas manifestações artísticas que podem ser enquadradas na prática da performance. É importante ressaltar que esta prática surgiu com grande intensidade em meados da década de 50 do século passado, onde não era comum um artista ou determinado grupo manifestar sua arte em plena rua. Por isso costuma-se dizer que a performance é uma nova maneira de poder expressar a arte e a cultura, além de ser apreciada pelo outro lado.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Performance