Conceito de Perfeito

PerfeitoA palavra perfeito é o termo que na maioria das vezes empregamos em nosso idioma quando queremos saber, que algo ou alguém, está em excelentes condições, ou seja, não apresentam danos, rupturas, falhas, ou então apresentam o mais alto nível de bondade, respectivamente.

Do exposto, conclui-se que a palavra é normalmente usada para explicar a excelência que tem um objeto ou um indivíduo. A mesa que compramos está perfeita, não precisa fazer nada, é só usá-la. Seu primo é perfeito, você nunca ouve dele nenhum comentário desagradável contra nada nem ninguém.

Vale destacar que quando a palavra perfeito está na frente de um substantivo que tem a missão de qualificá-lo nos permite indicar que o mesmo dispõe do nível mais importante dentro da qualidade ou defeito que se refere e por acaso é superior à média. Maria é uma perfeita insolente, jamais cumprimenta seus colegas de escritório quando chega.

Embora existam certos parâmetros que nos permitem falar de algo perfeito ou não, a nobreza obriga destacar que a mesma se encontra intimamente ligada com nossa subjetividade, ou seja, o que para alguns pode ser perfeito para outros pode não ser e vice-versa.

Por outro lado, na Gramática, a palavra perfeito se refere a um tipo de tempo verbal que indica um aspecto perfeccionista; a ação manifestada se encontra finalizada e não necessariamente está ligada aos fatos do presente. É típico da linguagem dos romances.

No Direito também encontramos uma referência para esta palavra que se usa para expressar a absoluta eficácia a nível jurídico.

Na Matemática, perfeito é aquele número que é igual à somatória das partes proporcionais apresentadas. Existem vários sinônimos para este termo, embora sem dúvidas, um dos mais empregados é o de impecável. Entretanto, a palavra que se contrasta é a de imperfeito, que propõe o oposto, aquilo que não é perfeito e, portanto, apresenta defeitos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Perfeito. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/perfeito >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Perfeito