Conceito de Perecível

PerecivelA palavra perecível é empregada normalmente para mostrar aquilo que dura pouco e por isso terá um fim ou deixará de existir. Os alimentos perecíveis são aqueles que começam sua decomposição de maneira simples e muito rápida. Assim, essa decomposição ou deterioração tem a ver com a temperatura, umidade e até a pressão.

A carne, as frutas, as verduras e os lácteos são alguns dos alimentos perecíveis que necessitam da geladeira para ser conservados e, além disso, devem ser consumidos preferentemente antes da data de vencimento.

Por não cumprir com essa questão, o alimento perecível será estragado e se for consumido nesta situação poderá desencadear decomposições orgânicas nessas pessoas que consumiram apesar de estar contraindicados.

Os fungos e as bactérias são os microrganismos que normalmente atuam a favor da destruição dos alimentos perecíveis. Os alimentos frescos dispõem de enzimas que favorecem a degradação e por isso sua textura e sabor ficam seriamente alterados. Por exemplo, se consumimos um iogurte e sentimos um sabor estranho que não tem nada a ver com o original que estamos acostumados, o mais provável é que o mesmo esteja decomposto e que já tenha vencido seu tempo de validade.

Depois dos alimentos perecíveis na cadeia de decomposição, encontramos em segundo lugar os denominados semi-perecíveis, que são aqueles alimentos que se deterioram com facilidade embora tenham uma validade maior. As nozes e os tubérculos (as batatas) são alguns desses alimentos semi-perecíveis.

A recomendação mais efetiva para conservar estes alimentos perecíveis é sem dúvida a geladeira, ou na sua falta, os congeladores ou freezers, pois eles nos oferecem um ambiente de baixíssima temperatura, ideal para que estes alimentos permaneçam frescos até sua data de vencimento.

E a outra solução para manter estes alimentos em condições durante mais tempo é a adição de aditivos químicos, tais como ácidos e sais, os quais evitam o desenvolvimento dos microrganismos. Assim, conseguiremos que os alimentos conservem suas propriedades nutricionais durante mais tempo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Perecível. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/perecivel >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Perecível