Conceito de Perder

PerderA palavra perder é um termo muito utilizado na linguagem cotidiana, no entanto, são vários os usos que admite... A referência que mais usamos da palavra perder é aquela que envolve o deixar de possuir ou não encontrar aquilo que teve em algum momento. Vale destacar que aquilo que possuía por alguma razão e que agora já não se possui mais, pode ser por causa de objetos materiais como de assuntos abstratos. Perdi meu brinco na piscina enquanto nadava. Perdi o valor e não pude enfrentar como queria.

Por outro lado, perder é desperdiçar e esbanjar algo. Não quero mais perder meu tempo como você, esta relação já terminou. Além disso, quando você não consegue alcançar o que se desejava ou necessitava, usamos a palavra perder para referi-lo. Perdi a chance de ganhar a bolsa de estudos porque Maria deixou a instituição.

Da mesma forma, no momento da separação de um indivíduo que se ama, mais precisamente no caso de sua morte, costuma-se dizer: Perdi meu pai no mês passado.
No entanto, em caso de julgamentos, conflitos militares, competições esportivas, jogos ou em qualquer cenário de oposição, a palavra perder normalmente ocupa um lugar especial, pois desta forma será denominada a impossibilidade de conseguir aquilo que se disputava, porque o outro, em contrapartida, foi triunfante. O Palmeiras perdeu para o Corinthians. Perdi o caso contra o meu ex-patrão. Perdi o jogo de cartas. Mas isso não esgota a utilização da palavra perder, eles são os usos mais frequentes, embora haja muitos mais...

Permitir que dentro de um recipiente, saia seu conteúdo em minúscula quantidade (a torneira da cozinha começou a pingar e perder água); quando um objeto ou pessoa se descompõe ou deteriora por alguma razão (João perdeu o prestígio que conseguiu em algum momento de sua carreira); errar o endereço que tinha para ir (me perdi e por isso demorei tanto para chegar); não achar o objetivo nem a saída de algo (me perdi diante de tantas portas, pode me indicar de novo a saída); envolver-se em uma paixão ou vicio (ela se perdeu nas drogas); não seguir as explicações ou argumentos de uma pessoa (Laura fala tanto que me perco na metade do que ela diz).

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Perder