Conceito de Percepção

PercepcaoA percepção é o ato de receber, interpretar e compreender através do psíquico, os sinais sensoriais que provêm dos cinco sentidos orgânicos. É por isso que a percepção, embora recorra ao organismo e às questões físicas, está diretamente ligada com o sistema psicológico de cada indivíduo que faz com que o resultado seja completamente diferente em outra pessoa. E, além disso, o indivíduo faz desse estímulo, sinal ou sensação, algo consciente e transformador.

Proveniente do latim da palavra perceptio, que significa receber, recolher ou tomar posse de algo, a percepção é entendida pela psicologia como o primeiro momento de um processamento cognitivo, isto é, o primeiro caso em que a informação recebida se transforma em um elemento conhecido e compreensível. Sempre com base nos dados fornecidos pelos cinco sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição), se diz que a pessoa percebe a informação quando faz um processo de assimilação e compreensão da mesma, que é obviamente, de imediato, mas que implica em sua própria elaboração.

Para que um indivíduo possa realizar o processo de percepção de maneira adequada, a mente recorre a elementos como a memória, sede de grande parte da informação já processada que fará a tarefa comparativamente mais fácil. Embora a percepção humana seja de mais desenvolvimento que a dos animais, eles também realizam um processo de interpretação dos estímulos recebidos através dos sentidos e isto tem a ver sempre com a possibilidade de adaptação que permite saber que tipo de comida comer, que tipo de proteção buscar, que comportamentos evitar, etc.

A percepção é sem dúvidas um importante elemento para a análise da psicologia de um ser humano, pois como foi dito anteriormente, cada indivíduo realiza um processo perceptivo único e diferente dos demais. Neste sentido, a teoria psicológica da Gestalt é aquela que ficou famosa por interessar-se no estudo da percepção humana diante de determinadas figuras, estruturas, desenhos e formas com o objetivo de compreender os sistemas psíquicos dos pacientes.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Percepção