Conceito de Pensamento Automático

Pensamento-AutomaticoAo longo do dia, uma pessoa pode ter muitos pensamentos que passam por sua mente. São tantos que no final do dia ela não tem consciência do número de ideias que passou.

Existem pensamentos que são maduros e pensados, no entanto, há pensamentos que influenciam diretamente o humor e que possuem uma intensidade notável.

Estes pensamentos automáticos podem ser muito comuns. Muitas vezes, esses pensamentos automáticos estão ligados ao pessimismo.

Um pensamento breve

Um pensamento automático é geralmente breve e pode enviar uma mensagem que não é racional. Um exemplo de pensamento automático ligado à autoestima é: "Eu não posso", "Eu não sou suficientemente valioso", "Não sou capaz". Uma das características deste tipo de ideia é seu dramatismo, ou seja, são ideias que descrevem uma realidade extrema (a visão do branco ou do preto).

A intensidade destas ideias e sua presença frequente na mente faz com que a pessoa tenha dificuldade em controlar os pensamentos, estes que têm grande força mental e roubam boa parte da energia emocional.

A escrita é uma forma de autoconhecimento

Como é possível identificar os pensamentos automáticos? Uma das técnicas mais eficazes para conseguir este objetivo de inteligência emocional é utilizar a escrita como forma de autoconhecimento. Por exemplo, é possível colocar por escrito estes pensamentos em um diário para externar essas mensagens internas.

Estes pensamentos automáticos podem invadir a mente do sujeito a qualquer momento. É importante dar razão a essas ideias irracionais tentando buscar uma ocupação que permita desviar a atenção desses pensamentos negativos. Por exemplo, sair para passear é uma atividade que reforça a higiene mental, da mesma forma que é saudável caminhar ao ar livre para alimentar o bem-estar emocional.

Estes pensamentos automáticos produzem um grande desgaste interno, pois muitas vezes sua mensagem é acompanhada pela fórmula “deveria ser feito isso". Ou seja, é como um eco mental que nos constrange pelos supostos erros do passado ao ter agido de um modo mais construtivo. Longe de ser um pensamento construtivo, este tipo de ideia diminui nosso saldo emocional ao ritmo da insatisfação.

Foto: iStock - pixdeluxe

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Pensamento Automático