Conceito de Pensamento

PensamentoConsidera-se pensamento tudo que é produzido da mente, isto é, tudo que é trazido à realidade graças à intervenção de nossa razão. Isto não só inclui as questões estritamente racionais, mas também as abstrações, como a imaginação, porque tudo aquilo que é de natureza mental, independentemente que seja algo racional como a resolução de um problema ou uma abstração que como produto produz a criação de uma obra artística.

Os seres humanos aos 365 ou 366 dias do ano, conforme corresponda, estão continuamente pensando e produzindo diferentes e infinitos pensamentos que, normalmente, nos ajudam a resolver aqueles problemas cotidianos que acontecem tanto em nossa vida profissional como pessoal. Sem isto seria impossível o fato de sair de nossa casa pela manhã quando vamos trabalhar; tudo, cada ação quase sempre leva a um pensamento que vai decidir, por exemplo, se é correto ou não fazer algo para nosso futuro bem-estar.

Existem diferentes tipos de pensamentos: dedutivo (vai do geral ao particular para encontrar a razão de ser das coisas); indutivo (oposto ao processo anterior e vai do particular para o geral); crítico (examina, avalia e se pergunta o porquê); sistêmico (compreende uma visão complexa que integram vários elementos e seus interlocutores); investigativo (utiliza perguntas para chegar ao pensamento ou a resolução de problemas); de síntese (reúne uma série de opções ou posições e as conjuga); criativo (usado para criação ou modificação de algo) e analítico (para uma melhor compreensão, separa as partes de um todo ou de uma situação e as identifica e categoriza).

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Pensamento. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/pensamento >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Pensamento