Conceito de Penitência

Pena que uma pessoa impõe à outra por cometer alguma falta

O conceito penitência é muito utilizado em nosso idioma para referir ao castigo ou punição que uma pessoa impõe à outra como consequência de cometer alguma falta. A missão de impor essa ação a quem errou ou cometeu um comportamento não esperado ou desviado é sancioná-lo, para que o mesmo tome consciência do que foi feito e possa inibi-lo para que mais tarde não volte a cometer essa mesma ação, pois já sabe que dessa forma obterá certa penitência.

Missão educadora

Normalmente, a penitência é uma ação muito utilizada por pais e professores para educar ou ensinar seus filhos e alunos, respectivamente. Em outras palavras, trata-se de uma sanção que se propõe a instruir a criança ou jovem para compreender que se fizer algo errado ou fora das normas, em seguida, será castigado. É uma forma de socializar o indivíduo desde cedo para estar ciente do que é certo ou errado e evitar desenvolver certo tipo de comportamento contrário ao que a sociedade propõe ou espera do envolvido.

Entre as penitências mais comuns de uma casa estão as seguintes: não deixar a criança ou o jovem sair para brincar ou visitar seus amigos; impedir que ele faça alguma atividade que goste de fazer. No caso da escola, os professores muitas vezes optam por enviar uma lição extra ao aluno que se porta mal ou realizar algum tipo de tarefa para que o aluno tome consciência do que fez de errado.

Sacramento cristão que perdoa os pecados

E, por outro lado, é no domínio da religião cristã onde este conceito guarda tal relevância, uma vez que para os católicos a penitência é um dos sete sacramentos que os fiéis são obrigados a cumprir. Ela consiste na confissão de um fiel a um sacerdote, pelos erros ou pecados cometidos e pelo seu arrependimento, assim, o cristão é absolvido após cumprir a penitência de uma reza especial estipulada pelo sacerdote.

A penitência também é conhecida como qualquer ato vinculado à religião ou não, implica num ato de sacrifício ou mortificação do fiel para demonstrar fé e arrependimento de algo. “Como forma de penitência Maria decidiu caminhar ajoelhada até a Basílica”.

Foto: iStock - JackF

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Penitência. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/penitencia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Penitência