Conceito de Pedofilia

pedofiliaDo ponto de vista médico-psiquiatrico, a pedofilia é definida por uma doença comportamental que faz com que quem padece dele se sinta atraído física e sexualmente por crianças, podendo estas ser do mesmo sexo ou do sexo oposto ao do individuo que em seu transtorno mantêm fantasias sexuais com eles.

A pessoa que sofre desse transtorno e chamada de pedofila ou paidofila, e normalmente se trata de um individuo que supera os 18 anos de idade e que sente prazer ao se entreter sexualmente com menores de idade, sendo a idade e as características dos menores bem variável e dependente “das preferências” de quem padece deste transtorno, conhecendo-se casos de indivíduos que se sentiam atraídos por crianças de somente 3 anos.

A psiquiatria, disciplina que se dedica ao seu estudo, sustenta que a pedofilia é um traço multifatorial da personalidade, já que se encontra composta por aspectos mentais, de educação sexual, de atividade, institucional e de violência, entre outros. Portanto, a pedofilia se diferencia em dois tipos: uma primária ou essencial muito presente no sujeito, que supõe uma inclinação sexual quase exclusiva pelas crianças e outra secundária, na qual se encontra motivada por fatores circunstanciais, quer dizer, por exemplo, após o acontecimento de uma situação de estresse ou de abuso na infância onde surge na vida adulta o interesse pelas crianças em momentos ocasionais, mesmo que o mesmo também sinta uma atração por adultos
A conduta pedófila pode oscilar entre situações que passam do inofensivo ou quase inofensivo até aquelas que se podem enquadrar dentro do crime pelas consequencias que as mesmas provocam nas vítimas.

A atividade sexual de um pedófilo com um individuo menor de 13 anos e denominada como abuso sexual infantil ou pederastia. A grande difusão de imagens e informações via internet e a enorme possibilidade de interação através desta, provocou um avanço a passos largos da pedofilia e é assim que muitos pedófilos tem se aproveitado para difundir e defender a sua inclinação sexual assim como também para atrair crianças.

Como consequencia do que foi mencionado, os governos tem aumentado seus esforços para capturar os pedófilos, como é dito, com a mão na massa. Com o recurso de iscas plantadas na internet, muitos pedófilos puderam ser presos e muitas redes que davam a volta pelo mundo promovendo este comportamento, puderam ser desativadas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Pedofilia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/pedofilia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Pedofilia