Conceito de Pedagogia (Estudo da educação)

PedagogiaChamamos de pedagogia a ciência encarregada do estudo da educação como fenômeno social. O termo é derivado das raízes gregas "paidós" (crianças) e agogé (condução), de fato, na Grécia antiga, o pedagogo era um escravo encarregado de educar as crianças. Com o tempo, a palavra adquiriu novas tonalidades para se tornar a disciplina encarregada da posição de transmissão eficiente de conhecimentos. Assim, qualquer pessoa integrada ao âmbito docente deve ter conhecimento nesta área.

Vale ressaltar que são várias as civilizações antigas, além da grega, que deram forte ênfase em desenvolver um tipo de educação de acordo com suas necessidades. Assim, podemos destacar o Egito, A Índia, China, os antigos judeus, etc. Em todos esses lugares, a religião tem muita importância e é nela que se apoiavam a matemática, a filosofia, a arte, etc.

No entanto, a pedagogia como disciplina propriamente dita iniciou seu percurso no século XIX para firmar-se no século XX, onde recebeu uma grande variedade de tendências: pedagogia tradicional, na qual o professor apresenta um papel ativo e o aluno é um mero receptor de conhecimentos; pedagogia ativa, é aquela em que o aluno tem um papel ativo e o professor é apenas um condutor; ensino programado, na tecnologia tem um papel fundamental; construtivismo, que enfatiza a responsabilidade do indivíduo na sua própria aprendizagem; e finalmente, a pedagogia não diretiva na qual o professor é um motivador que cria situações problemáticas que devem ser resolvidas.

Em uma sociedade que está em constante mudança de maneira tão vertiginosa, a educação tem um papel fundamental para a adaptação do indivíduo, por isso que também é importante o modo de como se aborda. Qualquer tendência no modo em que educação é dada deve-se levar em conta sempre a motivação que tem uma pessoa para aprender e em melhorar sua qualidade de vida.

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