Conceito de Peça de Teatro

Peca-TeatroA peça de teatro é uma narração expressa como um diálogo, embora também possa haver um monólogo, conhecido como unipessoal. Assim como qualquer outra narração possui uma trama ou argumento na qual se desenvolve em três tempos ou partes: exposição, clímax e desenlace. A maioria das peças teatrais é composta por três atos e ao final de cada ocorre a queda da cortina ou a mudança de cenário.

Por sua vez, cada ato está dividido em cenas, nas quais são marcadas pela entrada de um novo personagem em cada cena.

Assim, uma peça de teatro é estruturada em dois momentos: ato e cena. O ato é marcado pela mudança de ambiente. As peças de teatro escritas se manifestam através da descrição do cenário, já a representação, como mencionado anteriormente, através do movimento da cortina ou pela mudança de cenário. Por outro lado, a cena é marcada pela entrada e saída dos personagens, no entanto, nas peças teatrais escritas se iniciam com a descrição dos movimentos e gestos dos personagens envolvidos.

Em uma peça de teatro não se relata ou conta a história das relações entre o espaço/tempo do narrador e do espaço/tempo da narrativa, ou seja, em uma peça de teatro apenas se mostra, apresenta e fala do presente de cada um dos personagens.

A representação de uma peça de teatro é produzida sempre em um espaço físico limitado, conhecido como cenário e que se encontra dentro de um teatro, lugar destinado para contemplar a representação de uma peça teatral.

A origem histórica do teatro se remonta aos tempos mais primitivos do homem e está relacionada precisamente por suas primeiras atividades desenvolvidas, como a caça e a colheita agrícola, que muitas vezes, levam a cerimônias dramáticas através do culto aos deuses e por onde se manifestam os diversos princípios espirituais da comunidade em questão.

Aqueles que estão engajados em escrever peças de teatro são chamados de dramaturgos, embora a definição específica do termo faça referência ao escritor de dramas. Especialistas afirmam que a dramaturgia é uma evolução da antiga tradição oral.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Peça de Teatro. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/peca-de-teatro >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Peça de Teatro