Conceito de PDF

pdfO PDF (portable document format o documento con formato compatible) é um arquivo que combina textos e imagens e que atualmente se tornou norma ou padrão graças à Organização Internacional de Padronização. O formato de arquivo PDF é compatível a todos os computadores que instalarem o aplicativo ou programa em seu PC, tablet, sistema MAC ou Linux.

Desenvolvido pela empresa Adobe Systems localizada em San José (California E.E.U.U.), a Adobe foi batizada com o nome de um rio que passa por trás da casa de um de seus fundadores John Warnok.

Uma grande vantagem desse tipo de documento comparado a outros é que ele já está pronto para ser impresso conforme aparece na tela. Essa forma simplifica muito a informática dos escritórios, pois não tem que se preocupar em configurar o documento e pode imprimir como aparece na tela. Sua popularização nasceu do esforço da empresa Adobe que comprou outras empresas de softwares semelhantes, acrescentando competência e melhorando seu próprio produto. Governos e outras empresas como as particulares usam o formato PDF para administra documentos variados. Os navegadores da internet possuem um complemento que os permite ler documentos PDF online sempre que houver instalado um programa adequado para ler. Por ser um programa gratuito, outras empresas têm desenvolvido softwares para visualizar PDF.

A criação deste tipo de documento vem de programas como Word, Excel e uma variedade de programas editores de texto, além de imagens que permite convertê-los em PDF. Qualquer formato ou tipo de arquivo convertido em PDF está pronto para compartilhar, seja via internet, por e-mail, etc. A vantagem desse tipo de arquivo é que ele não pode ser modificado, somente se o arquivo do Adobe for editado, pois existem alguns programas gratuitos que são também capazes de editar arquivos PDF.

A banda larga é um fator importante na popularização dos arquivos PDF. Antigamente as conexões eram feitas através do modem e os arquivos PDF eram muito grandes para serem enviados. Eram usados arquivos de textos simples (bloco de notas do Windows), pois eles ocupavam pouco espaço e podiam rapidamente ser enviados.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados PDF