Conceito de Paz

PazA paz pode ser um estado, um convênio, um processo de entendimento entre grupos, no entanto, a harmonia, a tranquilidade e a não violência são as características presentes e obrigadas em cada uma destas formas.

No primeiro caso, o de estado, o termo é utilizado para descrever e caracterizar o momento anímico interior de quietude e calma que pode atravessar um indivíduo. Quando nos referimos ao processo coletivo de entendimento entre os diversos grupos sociais que compõem um país, estamos diante do que chamamos de paz social. Por isso quando, por exemplo, a imprensa descreve o momento de calma que frequentemente acontece em uma sociedade por alguma causa política ou econômica, costuma-se utilizar o conceito de paz social para passar às pessoas uma ideia de tranquilidade coletiva e não apenas para um só grupo ou indivíduo.

No entanto, o Direito Internacional costuma utilizar o termo paz para referir-se a um convênio ou tratado que coloca ponto final a um conflito militar. Por exemplo, a paz de Westfalia, porque sempre se costuma colocar o nome do lugar em que se conseguiu o acordo de paz.

Então devido à relação que a paz tem com a harmonia, a tranquilidade e a não violência é que geralmente a paz se tornou uma meta a alcançar e desejada tanto para si mesmo como para os demais.

O círculo dividido no meio e atravessado por duas varas e a pomba com o ramo de oliveira na boca são os símbolos mais característicos da paz.

Inclusive, ao tratar-se de um estado tão apreciado no coletivo, a humanidade decidiu premiar aqueles que realizaram um árduo trabalho para conseguir, desta maneira os famosos Prêmios Nobel dispõem de uma categoria, o Prêmio Nobel da Paz que se encarrega de premiá-los oportunamente cada ano.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Paz. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/paz >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Paz