Conceito de Pauta

PautaA pauta se refere tanto a um modelo ou exemplo a seguir como a uma norma ou regra que deve ser respeitada, portanto, podemos dizer que a pauta é uma orientação a seguir, seja porque significa um bom exemplo, digno de ser imitado ou seguido por todos, ou de outra forma porque se trata de uma imposição que deve ser observada, mas também que recebe um castigo por omissão. "Eu vou levar em consideração todas as pautas que o meu tio me deu, não posso falhar, pois ele as cumpriu e hoje é um homem bem sucedido em todos os aspectos."

A faculdade apresenta pautas muito específicas que todos devem seguir para poder permanecer nela. A professora nos deu algumas pautas para resolver o problema do exame, mas não foram suficientes.

Por outro lado, a palavra pauta também é empregada para referir-se ao conjunto de linhas horizontais e paralelas impressas em papel que se vai escrever. Seu uso é de grande ajuda para não distorcer as linhas que escrevemos. "Recebi uma chamada de atenção de minha professora por não usar corretamente a pauta".

No entanto, na área da música a pauta é o traçado de cinco linhas horizontais e paralelas onde se escrevem as notas e sinais de música. Por sua vez, uma pauta publicitária é o conjunto de espaços publicitários selecionados para comunicar algo, por exemplo, de um produto durante um determinado período de tempo. Geralmente, as pautas significam o desenvolvimento de uma campanha publicitária com o objetivo de difundir alguma novidade. "A pauta publicitária dos programas de televisão do canal estatal subiram muito de preço".

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Pauta. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/pauta >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Pauta