Conceito de Pátria

PatriaA pátria é o lugar natal ou adotivo em que um indivíduo sente um vinculo afetivo, cultural, histórico e pessoal. O termo vem do latim e está relacionado aos conceitos de família, pai e terra paterna. Uma pátria é geralmente para cada indivíduo habitante do planeta, o país (em certas ocasiões uma região, cidade ou povoado) onde ele nasceu. Mas existem muitos conceitos do que é a pátria, pois para alguns pode ser um lugar geográfico que adotaram posteriormente como lar ou outro lugar com que a pessoa possui algum tipo de vínculo especial.

A definição de pátria não se dá exclusivamente pela relação pessoal que um indivíduo possui sobre um lugar, mas também existem implicâncias políticas, ideológicas, sociais ou culturais que exercem sobre este aspecto e, por onde são úteis na hora de executar práticas de propaganda política.

Além disso, hoje em dia, a pátria está intimamente ligada com outras questões ou características próprias de um país ou região geográfica. Por exemplo, em muitos países as práticas esportivas configuram em enorme medida o sentimento patriótico que um indivíduo tem por seu país de origem; isto ocorre frequentemente com esportes de massa como o futebol. Em outros casos o sentido de pátria acontece por práticas ou elementos vinculados com a arte ou com a cultura própria de um lugar. Inclusive, características tão diversas como a gastronomia, o clima e as tradições possuem alto impacto naquilo que qualquer indivíduo considera como próprio de sua pátria.

Em relação à noção de pátria existem outros conceitos. Entre eles, a ideia de chauvinismo, tirada do nome do patriota francês Nicolas Chauvin. Este conceito associa a ideia de patriotismo com um excessivo narcisismo ligado à paranoia e xenofobia em relação a outras nações ou conjuntos sociais.

Por outro lado, o termo pátria foi utilizado por escritoras como Virginia Wolf, tentando assinalar as mesmas características que tradicionalmente possuem a pátria, mas a partir de um ponto de vista feminino ou materno. Outro termo comum é o de nacionalismo, que une a ideia de pátria com a de nação ou pertencimento geográfico.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Pátria