Conceito de Patogênico

Patogênico ou patogenico patogênico é aquele elemento ou meio capaz de produzir algum tipo de doença ou dano no corpo de um animal, ser humano ou vegetal, cujas condições estão predispostas às ocasiões mencionadas.

Qualquer processo patogênico que se preze apresenta diversos fatores, alguns podem ser de absoluta responsabilidade do hospedeiro e outros devem à concreta e direta ação do elemento prejudicial ou patogênico.

Por um lado encontramos os fatores intrínsecos de propriedade exclusiva do hospedeiro com a herança genética, sua imunologia, condições fisiológicas, idade, sexo, doenças pré-existentes, seu estilo de vida e comportamento, entre os mais importantes.
No entanto, de todos os mencionados, o estilo de vida e o comportamento que o hospedeiro pratica regularmente, costuma ser o fator determinante na hora da aquisição de doenças e é inclusive também o que nos permite manipular a implantação de diversas circunstâncias que ajudam a prevenção do mesmo, entre elas, manter uma higiene pessoal adequada, uma dieta balanceada, prática de exercícios, suspensão ao consumo de fármacos, álcool ou outras drogas, no caso de tê-las, interrupção daqueles contatos interpessoais, ou de outra forma, das atividades de lazer que contribuem com seu desenvolvimento, entre outros.

O sistema imune de cada ser vivo é a principal chave ou trava na hora do desenvolvimento de qualquer processo patogênico, por isso as pessoas que estão corretamente vacinadas são menos propensas a sofrer um ataque desse tipo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Patogênico