Conceito de Paternidade

PaternidadeA figura da mãe é fundamental para qualquer filho porque a força da união entre pai e mãe se reflete de forma evidente no cordão umbilical. A mãe possui certas vivências que o pai não experimenta, por exemplo, os sintomas da gravidez ou do parto. Entretanto, o pai é também uma testemunha direta destas situações como apoio fundamental a sua parceira. O pai ama de forma incondicional seus filhos e assim a paternidade surge como um vínculo entre pai e filho.

A paternidade representa a responsabilidade de um pai perante seu filho, além de proporcionar-lhe estabilidade e boa educação. Praticar a paternidade responsável representa a ética de qualquer pai que assume seus compromissos e obrigações como um dever moral, mas também como uma decisão livre marcada pelo amor. Qualquer pai responsável deseja o melhor do mundo e se preocupa com o bem-estar dos seus filhos.

A paternidade é uma etapa que marca o antes e o depois na vida de qualquer homem que através da chegada de uma criança em sua vida descobre o que é o verdadeiro amor e o afeto incondicional. No momento em que um pai tem um filho, ele passa ter menos tempo para si mesmo e para sua esposa, tem mais motivação para trabalhar, entre outras complexidades. A experiência da paternidade é uma aprendizagem constante para qualquer homem que aprende a ser um bom pai através da prática de sua experiência já que não existe um manual de instruções a seguir.

O pai é um guia e uma referência para seus filhos. Geralmente as crianças idealizam seus pais, mas esta idealização se perde na adolescência. Um bom pai é aquele que inculca valores a seus filhos, inteligência moral através de gestos de amor, corrige e reforça no momento oportuno, além de proteger e cuidar. Em definitivo, o pai é a figura que se faz presente desde o nascimento do bebê até o acompanhamento de toda sua vida.

Mas nem todos os homens são pais, assim como nem todas as mulheres são mães. Formar família é uma decisão livre que cabe a cada um.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Paternidade