Conceito de Parto

PartoDependendo do uso que se dá ao termo, o parto pode referir-se a diversas questões. Costuma-se usar a palavra parto para referir-se a qualquer produção física ou intelectual, assim mesmo como no caso da linguagem informal ou coloquial, para designar um comentário engenhoso ou uma situação que custou muito para conseguir. Embora o uso mais comum do termo se refere à saída do feto do corpo materno e que dá por finalizada a gravidez de uma mulher.

Neste sentido, o parto é considerado por muitos como sendo o início da vida de uma pessoa e que demonstra sua idade, ou seja, será na data em que ocorre o parto, considerado o dia de nascimento do indivíduo.

Considera-se que uma mulher está dando início ao parto a partir do momento que ela começa a sentir as primeiras contrações uterinas regulares que aumentam com intensidade e frequência e que são acompanhadas de alterações fisiológicas no colo do útero.

O parto como processo é composto de três etapas: a dilatação do colo do útero, o nascimento do bebê e a retirada da placenta. Embora em muitas situações o parto seja realizado por uma série de medicamentos, o mais seguro é que ele se desenvolva espontaneamente, sendo o mais aconselhável não ser interferido desnecessariamente, salvo indicação médica.

Quando o médico detecta algum risco tanto para o bebê como para a mãe, indica que o parto será realizado por um procedimento conhecido como cesárea, que é a remoção do bebê através de uma incisão cirúrgica no abdômen da mãe, em vez de um parto natural que é realizado através da vagina.

Na atualidade, além das parteiras e do obstetra que são os especialistas em realizar um parto; é quase uma tradição que a mãe esteja acompanhada do seu parceiro, que oferecerá todo apoio emocional nesse momento tão determinante que é trazer uma vida ao mundo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Parto