Conceito de Partir

PartirO conceito de partir é utilizado em nosso idioma basicamente em dois sentidos. Vale destacar a princípio que o mesmo é um verbo que indica uma ação concreta.

Quando queremos referir que uma pessoa vai de um lugar para o outro, por exemplo, quando uma pessoa pega um avião para viajar de um destino a outro, costumamos utilizar a palavra partir, porque este verbo é justamente uma das referências mais usadas para referir-se à ação de ir para algum lugar.

“Vou partir de Brasília com destino a Madrid. Tenho que partir logo porque amanhã acordo bem cedo”.

Outro uso que atribuímos a este conceito permite indicar a divisão que se faz de algo, seja por duas partes ou até em mais pedaços, normalmente com a intenção de dividir esse algo entre várias pessoas.

Várias situações podem mostrar o uso da repartição, que vai desde repartir um pedaço de bolo até repartir o lucro de um negócio.

A festa de aniversário é um ritual clássico que no seu final acontece o canto dos parabéns e a entrega de um bolo para que o homenageado possa soprar as velinhas e fazer seu pedido. Após isso, o bolo é partido para que todos os convidados possam comer um pedaço.

Por outro lado, quando duas ou mais pessoas são sócias em um determinado negócio, as mesmas devem repartir os lucros. Esta partição é realizada por igual ou de modo que corresponda ao direito de cada no negócio.

Há outro exemplo para este termo que é mais simbólico do que usual e frequente para os apreciadores de nossa língua, que é para referir à morte de alguém. Isto é, quando uma pessoa falece costuma-se dizer que ela acaba de partir. Sem dúvida, esta referência tem a ver com a crença religiosa de que quando uma pessoa morre, a mesma se dirige para outro lugar da Terra, mais particularmente o céu.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Partir. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/partir >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Partir