Conceito de Parque

ParqueUm parque é uma porção de terreno dedicada à recreação e que costuma ter espécies de plantas organizadas pelo homem de modo atrativo à visão; eles podem ser públicos ou privados. Além deste uso generalizado, um parque pode referir-se a regiões de conservação de diferentes espécies vegetais e animais; quando estas regiões estão explicitamente protegidas por um determinado estado, costuma-se referir a um parque nacional. Outros usos do termo podem ser: parque zoológico, que possui animais selvagens e os exibe ao público; parque de diversões, que possui jogos e atividades recreativas; e finalmente, parque aquático, onde os jogos estão relacionados com a água.

No entanto, como já mencionamos, o uso mais frequente é o que se refere aos espaços verdes destinados para recreação nas cidades. Eles são úteis à medida que proporcionam um lugar onde a as pessoas podem fazer atividades ao ar livre, além de proporcionar verde aos complexos urbanos, motivos que explicam sua constante presença. Alguns destes parques conseguiram uma grande fama no mundo, sendo claro exemplo o Central Park em Nova Iorque, que apresenta dimensões de 4000 por 800 metros e que se encontra no distrito de Manhattan; sua fama se deve sem dúvida às continuas aparições nos filmes de Hollywood.

Os usos que dá ao público que visita esses parques costuma ser o mais variado. Muita gente realiza atividade física destacando a caminhada e o trote, também é utilizado para passear com os cachorros, para a recreação de crianças e idosos, para tomar sol no verão, etc. Em algumas vilas e cidades, o lugar central está ocupado por uma praça ou parque que ao seu redor ficam os edifícios de maior importância e de onde saem as principais ruas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Parque