Conceito de Parente

ParenteEmpregamos a palavra parente para referir-se a uma pessoa que forma parte de nossa família formal, pois estabelece um laço de consanguinidade conosco. No entanto, embora seja um termo que apresenta vários sinônimos, sem dúvidas, o que mais usamos é o de familiar, que assim mesmo é empregado para denominar um integrante de nossa família.

Embora os parentes ou familiares apresentem um laço de parentesco, de consanguinidade, o que justamente faz com que os indivíduos tenham vínculos entre si por laço de sangue, que é o mesmo que dizer que tem um ascendente compartilhado.

Em relação à proximidade que apresenta o parentesco, o mesmo determina a quantidade de gerações que separam os parentes em questão e são medidos em graus. Por exemplo, os parentes de primeiro grau (pais e filhos) e de segundo grau (avós, netos, irmãos e cunhados).

Enquanto isso, a organização do vínculo consanguíneo está organizada por meio de linhas de parentesco, tais como: linha reta (neste grau incluem indivíduos que descendem um do outro), linha reta ascendente (envolve a ligação de alguém que é descendente diretamente: pai, avô, bisavô, tataravô), linha reta descendente (marca a ligação de alguém com seus antepassados: filho, neto, bisneto, tataraneto) e linha colateral (implica vários graus de indivíduos que compartilham um ascendente comum: irmão, tio, primo).

Ou seja, os graus são as gerações, sendo o pai aquele que se localiza em primeiro lugar no que se diz respeito à linha reta ascendente e em vínculo com seu filho. Entre pai e filho existe uma geração, enquanto que entre neto e avô existirão duas gerações e por isso será chamado de segundo grau.

No específico caso da linha colateral, para conhecer os graus entre parentes é necessário somar graus até localizar o vínculo comum, por exemplo, o grau entre primos é o quarto, porque o terceiro é o sobrinho, antecedido pelo segundo que é o irmão.

Mas também, vale destacar que no uso coloquial de algumas regiões se usa a palavra parente para denominar ao esposo em relação a sua esposa e vice-versa. "Como anda teu parente? Faz tempo que não vem ao clube".

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Parente. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/parente >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Parente