Conceito de Parasita

ParasitaO parasita é conhecido como um ser vivo que vive e se alimenta de outro sem importar-se com qualquer tipo de benefício a este último que passa a ser chamado de hospedeiro e que na maioria dos casos como consequência desta situação de viver à custa do outro, pode sofrer graves danos ou lesões.

Quando o parasita se aloja e vive nas "instalações" do hospedeiro escolhido estabelece com este uma relação que pode ser classificada como simbiótica na qual começa a ser dependente metabolicamente de seu hospedeiro e assim, não será nada benéfico para ele, ou seja, não lhe reportará nenhuma vantagem.

No entanto e contrariamente, para o parasita viver à custa de outro lhe traz vários benefícios como a proteção contra predadores ou competidores e também a proteção de suas próprias crias. Neste último caso, em que o hospedeiro protege suas crias, pode acontecer que ele termine alimentando-se das mesmas e causar perigo a si próprio.

Os parasitas podem ser classificados em dois grupos. Por um lado, estão os microparasitas, que se caracterizam por ser extremamente pequenos e numerosos, multiplicando-se dentro das células do hospedeiro e, por outro lado, estão os macroparasitas, que crescem, mas não se multiplicam dentro do hospedeiro como fazem os anteriores, radicando a grande diferença entre ambas as classes. Vivem dentro do seu corpo ou de suas cavidades e normalmente produzem focos infecciosos que saem do seu hospedeiro e causam danos aos outros seres.

O lugar que um parasita ocupa dentro do corpo pode variar, por exemplo, a pulga vive em contato com o exterior do hospedeiro, razão pela qual se denomina cientificamente como ectoparasita, no entanto, uma tênia permanece no interior do corpo e por isso se chama endoparasita. Por outro lado, nos mesoparasitas convivem as duas situações anteriormente citadas, uma parte do corpo do parasita se volta para o exterior e a outra fica profundamente internada nos tecidos do hospedeiro.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Parasita