Conceito de Paranoia

ParanoiaA paranoia é um termo utilizado em contextos psiquiátricos para descrever o estado mental caracterizado pela presença de delírios autorreferentes. No entanto, na atualidade, com o objetivo de dar uma volta maior e usar um termo mais moderno, também é chamada de transtorno de ideias delirantes ou transtorno delirante.

Encontramos a causa desta nova denominação nos sintomas mais característicos desta doença mental porque os pacientes que sofrem de paranoia sofrem delírios, são as percepções e crenças equivocadas e totalmente desconectadas da realidade das quais as mais recorrentes costumam ser a grandeza e a perseguição. Na primeira o paranoico acredita firmemente, por exemplo, ser escolhido para realizar uma missão de salvar o mundo; e na segunda, por exemplo, a ideia de ser perseguido por forças incontroláveis que provocam a sua paranoia.

Embora não sejam absolutos nestes casos, geralmente as pessoas orgulhosas, egoístas e desconfiadas são aquelas mais propensas a cair na paranoia, fazendo com que este estado de insegurança que as invade, desenvolva complexas estruturas mentais, comportamentos autossuficientes e de controle com o ambiente e com o que nos rodeia. Por exemplo, a imaginação de complôs contra a própria pessoa que culminam com ataques de agressividade física ou verbal.

Mas a questão é como que uma pessoa observa de forma sistemática em seu comportamento condutas deste tipo e, segundo os especialistas uma combinação de diversas circunstâncias da vida como a exposição diante de situações altamente frustrantes que como defesa pediram o desenvolvimento de um exagerado narcisismo para suavizar essa baixa autoestima. O mecanismo natural que utilizam os pacientes de paranoia é o de projeção, através do qual transferem a si mesmos seus próprios impulsos, fantasias, frustrações e tensões insuportáveis.

É fácil detectar uma pessoa que está doente com paranoia, pois elas seguem padrões de conduta que se caracterizam em evitar a intimidade, porque desta maneira acreditam que vão evitar que seus inimigos utilizem informações contra ela, observação de um constante estado de alerta, de rancor, para vingar aquela conduta que a machucou, grandiosidade como já dissemos e dois comportamentos, um que desenvolverá diante da família mais próxima e outro totalmente diferente quando se encontra em um contexto em que não se reconhecem familiares ou amigos.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Paranoia