Conceito de Paralelo

ParaleloDe acordo com o contexto empregado, a palavra paralelo apresenta diversas referências... Na Geometria, paralela é a linha ou plano equidistante de outra linha ou plano, de maneira que por mais que elas se prolonguem não poderão ser cortadas. Ao contrário, as linhas ou planos perpendiculares são as que podem ser encontradas a ponto de serem prolongadas. Duas retas serão paralelas se possuírem as mesmas inclinações.

Por outro lado, aquilo que é correspondente, semelhante ou que se desenvolve ao mesmo tempo será chamado de paralelo. A associação está realizando políticas paralelas ao tema do terremoto, por um lado, estão reconstruindo as moradias e, por outro, recebendo a ajuda que vem de outros países.

Na cartografia, paralelo é um dos círculos imaginários horizontais que rodeiam a Terra. Sobre os paralelos e partindo do meridiano que será tomado como origem, por exemplo, o Meridiano de Greenwich pode medir a longitude, que poderá ser leste ou oeste, em função do sentido de medida da mesma.

Ao contrário do que acontecem com os meridianos, os paralelos não são circunferências máximas porque exceto o Equador não contém o centro da Terra; o ângulo que compõe um meridiano e a linha equatorial se chama latitude e que pode ser norte ou sul de acordo com o hemisfério.

Existem cinco paralelos extraordinários: Círculo Polar Ártico (latitude de 66,5ºN), Trópico de Câncer (latitude de 23,5ºN; trata-se do paralelo encontrado mais ao norte onde o sol alcança o pico e ocorre durante o solstício de junho), Equador (latitude 0º, onde o sol culmina seu pico no equinócio da primavera e do outono), Trópico de Capricórnio (23,5º ao S; trata-se do paralelo existente mais ao sul, alcançando seu pico durante o solstício do mês de dezembro) e Círculo Polar Antártico (de latitude 66,5º ao sul).

É por estes paralelos que o planeta Terra fica dividido em cinco zonas: zona polar norte, zona temperada norte, zona tropical, zona temperada sul e zona polar sul.
Por outro lado, na Mecânica, um paralelo é a operação que se realiza nas rodas dianteiras de um veículo para que as mesmas girem e rodem de maneira paralela.
E no caso do esporte, chama-se de paralelo às barras em que se realizam diversos exercícios de ginástica.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Paralelo. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/paralelo >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Paralelo