Conceito de Paradigma

ParadigmaUm paradigma é um modelo ou padrão sustentado em uma disciplina científica ou epistemológica, ou em escalas diferentes, em outros contextos de uma sociedade.

A palavra "paradigma" vem do grego e significa "modelo" ou "exemplo". O conceito de paradigma que datam do final dos anos 60 e se refere a um padrão específico de pensamento ou interpretação de entidades corresponde a uma disciplina e um determinado contexto sócio-histórico. De qualquer forma, o conceito é amplo e pode referir-se a um modelo tão complexo como a explicação científica de alguns fenômenos e algo tão casual e variável como é a interpretação das relações sociais.

Em qualquer dos casos, um paradigma considera um certo entendimento das coisas que promove uma forma particular de pensar sobre os outros.

Para a ciência, a ideia de paradigma está associada com a que deu o cientista Thomas Kuhn em seu livro "A Estrutura das Revoluções Cientificas". Para ele, um paradigma é definido como aquilo que se deve observar e analisar; o tipo de perguntas que é necessário formularem para encontrar respostas em torno de um objetivo; a estrutura dessas perguntas; e a interpretação dos resultados científicos.

Desde este tipo de interpretação, o paradigma é, basicamente, um modelo de como poderíamos realizar pesquisas e experimentos científicos, com a concepção em mente que este modelo pode ser replicado. No entanto, na prática cientifica, um paradigma constitui muito mais do que um modelo experimental, ele também responde à pressão que os agentes de campo científico entendem, pensam e fazem ciência.

O mesmo se aplica a escala social. Por exemplo, em termos de como em um momento da história as sociedades entendem o mundo de uma forma ou de outra.

Quando se fala de "mudança de paradigma", então, refere-se à evolução do pensamento que ocorre nas disciplinas e nas sociedades ao longo da história e promove o surgimento de um novo modelo de pensamento predominante.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Paradigma